Um Curioso

7 fatos sobre o Déjà Vu que você vai achar familiar

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre o Déjà Vu. Melhor ainda, você já deve ter tido ao menos um durante sua vida. Se você não está familiarizado com o termo, trata-se daquela estranha sensação que temos as vezes, de já ter vivido determinado momento. É como se você o estivesse vivendo pela segunda vez, de forma exatamente igual. A palavra em si é francesa, que pode ser traduzida literalmente para “já visto”.

Por muito tempo acreditava-se que tal sensação era uma confusão do cérebro entre um desejo e um acontecimento real… No entanto, após longas pesquisas descobriram que não era bem assim. Na verdade, nosso cérebro checa as informações que chegam até ele, no exato momento em que estão sendo formadas. No momento do Déjà Vu, ele simplesmente está checando uma memória de um passado muito recente, por engano. Então você tem essa estranha sensação.

1 – Relação com sonhos

Sigmund Freud, reconhecido médico e nada menos que o pai da psicanálise, fez diversos estudos sobre o tema Déjà Vu. Ao analisar o sentimento em alguns de seus pacientes, ele pôde concluir algo que nos deu luz acerca do que acontece. Para ele, esse sentimento nada mais é do que uma relação com algum fragmento de sonho que você já teve, seja ele noturno ou mesmo diurno.

2 – Situações de estresse

De acordo com o observado por diversos psicólogos, o Déjà Vu também pode ocorrer a partir de uma situação de estresse… Ou de qualquer outro sentimento parecido. Por incrível que pareça, até mesmo a fadiga pode desencadear a impressão de já ter vivido aquele momento.

Leia mais  Criança fica sozinha em casa durante 22 horas e morre de overdose

3 – A experiência do Déjà Vu

Segundo pesquisas conduzidas por Alan Brown, da South Methodist University, de Dallas, é comum que uma pessoa tenha sua primeira experiência do tipo entre os 6 e 7 anos de idade. No entanto, à medida que envelhece, é normal que a frequência com que ocorre vá diminuindo. É possível que até deixem de acontecer. Para que você tenha ideia, estima-se que uma pessoa tenha déjà vus com mais intensidade dos 15 aos 25 anos.

4 – Níveis de dopamina

Já ouviu falar da dopamina? Pois bem, trata-se de um de nossos neurotransmissores responsáveis por diversas atividades importantes de nosso cérebro. É responsável, especialmente, pelo controle de nossa memória, e também por nossa sensação de prazer. Mas o que isso teria a ver? Bem, de acordo com algumas pesquisas, essa sensação de Déjà Vu pode estar relacionada com os níveis de dopamina presentes em nosso cérebro. Dessa forma, também explicaria os motivos para ser mais frequente em pessoas jovens.

5 – Falha no cérebro?

Pode ser que haja falta de sincronia entre nosso sistema consciente e inconsciente. Quando isso ocorre, o mais provável é que tenhamos essa sensação de Déjà Vu. “Mas como?”, você se pergunta. Acontece uma espécie de curto-circuito em nosso cérebro, fazendo com que determinada informação demore muito para sair de nosso inconsciente e ir para o consciente. Dessa forma, é como se ele criasse duas memórias, fazendo com que tenhamos essa sensação de já ter vivido aquele momento.

6 – Universo paralelo?

Atualmente existem diversas informações a respeito. Após anos de estudo cientistas já foram capazes de definir o que ocorre em nosso cérebro para que tenhamos a sensação de Déjà Vu. Por outro lado, ainda existem aquelas pessoas que acreditam que o acontecimento tem alguma relação com uma vida passada, ou com o seu “eu” que vive em algum universo paralelo.

Leia mais  15 imagens que mostram como o verdadeiro amor resiste ao tempo

7 – Maior frequência

Segundo algumas pesquisas, as pessoas que costumam viajar muito costumam ter Déjà Vu com maior frequência. O normal é que aconteça com elas ao menos uma vez por mês. Não se sabe ao certo o motivo para isso, mas acredita-se que a experiência de conhecer muitos lugares, lhes dá memórias mais notáveis, que podem ser submetidas a essa sensação futuramente.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Via   Tua Saúde     BBC     G1     List 25

Comentários

comentarios

Siga-nos

Gostou de nosso conteúdo e quer nos conhecer melhor? Siga-nos nas redes sociais!