Um Curioso

7 maneiras como as pessoas ansiosas enxergam o mundo

O que é a ansiedade? O que ela causa? Como ela acontece? Por que? Como ser uma pessoa menos ansiosa? Será que você tem as respostas para essas perguntas? Se não, nós temos. De acordo com o Dr. Isaac Efraim, psiquiatra especializado em Reorganização Mental que, desde 1993, trabalha na área de Consultoria Organizacional, conta que a ansiedade “é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo.”

“A ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos, como: taquicardia (batedeira), sudorese, tremores, tensão muscular aumento das secreções (urinárias e fecais), aumento da motilidade intestinal, cefaleia (dor de cabeça). Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (crise ansiosa aguda). Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um neurotransmissor chamado Noradrenalina, que é produzido nas suprarrenais, lócus cerúleos e núcleo amigdaloide.”

Suas origens podem ser: genética, infância carente e problemática, dificuldade de incorporar fatos e intercorrências novas ou desconhecidas. Se trata basicamente do seguinte pensamento: tudo que não parte de si mesmo o fará mal. A ansiedade pode se desenvolver, causando algum dos seguintes transtornos: Obsessivo Compulsivo, Ansioso, Hipocondríaco, Histérico, Fóbico.

De fato, a ansiedade é algo extremamente normal quando não é exagerada. Caso você acredite ser mais ansioso do que deveria, vale a pena buscar ajuda médica.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Confira:

1 – Qualquer barulho é um alerta

Para as pessoas ansiosas, se trata do fim do mundo. Ou seja, qualquer barulho, como o simples tocar de um telefone ou campainha, é o mesmo que um alarme soando, dizendo que a pessoa deve se preparar para absolutamente qualquer coisa.

Leia mais  Quanto ganham os militares da intervenção no Rio de Janeiro?

2 – É difícil fazer escolhas

Porque a pessoa pode se arrepender de qualquer coisa que escolher e isso fará com que se sinta infeliz, culpado…

3 – Ser sociável requer força de vontade

As pessoas ansiosas tem o sentimento de estarem sendo 24 horas por dia julgadas. Por isso é tão difícil encarar o mundo.

4 – As pessoas são seus juízes pessoais

Isso quer dizer que tudo aquilo que a pessoa disser, fizer, estiver vestido, etc. será motivo de julgamento dos outros.

5 – Sempre vê o pior lado

Não por querer, mas porque não consegue enxergar as coisas boas da vida. Isso acontece porque essa pessoa está sempre em alerta, na defensiva. Como se andasse com um alvo constante no rosto e nas costas.

6 – Seu refúgio é estar sozinho

De preferência em casa, em seu próprio quarto, longe de tudo aquilo que é desconhecido e todos. Porque até mesmo seus amigos e familiares podem te deixar com “um pé atrás”, no caso de pessoas ansiosas, com os dois.

7 – O mundo está sempre do avesso

As pessoas que sofrem de ansiedade crônica tendem a achar que o mundo está sempre contra elas. Que tudo vai dar errado. Que não são boas o suficiente para desempenhar qualquer papel, seja profissional ou social.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Será que você se identificaram com algum desses itens? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? É importante lembrar, também, que caso você se sinta mais ansioso do que o normal, ou se isso acaba te prejudicando de alguma forma, procure um especialista. Sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Leia mais  10 marcas que são verdadeiras cópias baratas de produtos famosos.

Comentários

comentarios

Siga-nos

Gostou de nosso conteúdo e quer nos conhecer melhor? Siga-nos nas redes sociais!