Um Curioso

8 atitudes que as pessoas que tem depressão praticam frequentemente (você precisa ler)

A depressão é uma doença cruel e silenciosa. Se trata de um distúrbio de humor, causando intensa e persistente sensação de tristeza e perda de interesse. No Brasil, são registrados mais de 2 milhões de casos por ano. A boa notícia é que esse é um distúrbio que tem tratamento, e é a médio prazo, ou seja, questão de meses.

Por ser um distúrbio psicológico não há a necessidade de exames de laboratório ou imagens, porém é preciso um diagnóstico médico. Algumas causas da depressão são: desequilíbrio químico do cérebro e acontecimentos desgastantes, por exemplo a morte de uma pessoa muito próxima.

Algumas características dessa doença são: tristeza incessante e perda de interesse, resultando em problemas emocionais e físicos. Causam insônia e problemas de concentração. Além disso, também são visíveis alterações de apetite, falta de energia e pensamentos suicidas.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nossa redação selecionou uma listinha com 8 atitudes que você só pratica quando tem depressão.

1 – Você faz tudo para esconder os sintomas.

Quando uma pessoa tem depressão, ela pode tentar te convencer de que está perfeitamente bem. Anda sempre com um sorriso falso, passando inveja e entusiasmo aos amigos, que a elogiam por sua incrível alegria. Mas, por dentro, ela está se sentindo terrivelmente triste, perdida.

2 – Desconta sua raiva em pessoas próximas.

Mas essa raiva é descontada quando pequenas coisas acontecem. Na maior parte das vezes, desconta em pessoas que não tem nada a ver com a situação ou motivo. Existe um acúmulo de sentimentos negativos dentro da pessoa, e a única maneira que encontra de se livrar deles é através da raiva.

Leia mais  7 coisas quase imperceptíveis que podem indicar doenças graves

3 – Faz e refaz, tudo.

Isso acontece porque a pessoa está tentando agradar todo mundo, de todos os jeitos possíveis. O mundo ao seu redor é muito mais importante que a si mesmo. Tanto em pequenas como em grandes coisas. Seja um trabalho da escola ou um relatório que tem que entregar ao chefe.

4 – Costuma se auto medicar.

Porque se a pessoa está se sentindo depressiva, apenas uma taça de vinho no jantar não será o suficiente. Por mais que o álcool seja um elemento depressor, pelo menos ele faz esquecer as coisas. Todo mundo sabe que essa é uma atitude totalmente desgastante e prejudicial à saúde. Mas, às vezes, é preciso se ver livre dos problemas, pelo menos por uma noite.

5 – Cancela os programas/planos que realmente deseja realizar.

Pode ser um pouco contraditório, afinal, se você quer ir, porque cancelar? Porém, uma pessoa com depressão não precisa de “motivos” para cancelar, por mais que esteja morrendo de vontade de ir, ela irá cancelar, seu estado mental a fará ter vontade de ficar sozinha.

6 – Você sente dores no corpo todo.

Tanto a depressão quanto a ansiedade são capazes de causar sintomas físicos. Às vezes, mesmo que seja uma doença mental, a pessoa pode sentir como se seu corpo estivesse pesando uma tonelada, causando dores nas articulações, ossos, etc.

7 – É muito comum dormir muito, principalmente durante o dia.

A insônia é uma das características da depressão. É muito difícil ficar acordado durante o dia, pois não sente qualquer motivação e muito cansaço, para fazer qualquer coisa.

8 – Você come demais ou come nada.

Uma das duas coisas podem acontecer. Uma pessoa com depressão pode sentir a necessidade de descontar toda sua dor e frustração na comida, pois é o que lhe causará conforto. Mas, o contrário também pode acontecer com algumas pessoas, perder o apetite completamente; junto à depressão vem uma enorme perda de energia e entusiasmo.

Leia mais  15 imagens que mostram o açúcar escondido nos produtos que você consume

Então pessoal, será que vocês se identificaram com algum desses sintomas? Conhecem alguém que é assim? Lembrem-se, é muito importante que a qualquer necessidade um especialista seja consultado. Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Comentários

comentarios

Siga-nos

Gostou de nosso conteúdo e quer nos conhecer melhor? Siga-nos nas redes sociais!