Um Curioso

8 PROJETOS CIENTÍFICOS ONDE OS HOMENS RESOLVERAM “BRINCAR DE DEUS”

A ciência melhora nossas vidas cada vez mais, pois nos ajudou a termos melhores compreensões de nós mesmos e até do universo. Com isso em mente, vários pesquisadores estão ansiosos para fazer projetos científicos que podem potencialmente revolucionar e beneficiar toda a humanidade, e as vezes eles podem brincar de ser Deus.

Pensando nisso, fomos atrás dos projetos em que cientistas tentaram ser Deus, tentaram criar algumas cosias que ninguém no mundo poderia criar, apenas Deus. Algumas pessoas discordam desses projetos, mas todos nós sabemos que muitos deles podem ser a solução para muitos problemas do mundo. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com os 8 projetos científicos onde os homens resolveram “brincar de Deus”:

1 – Trouxe uma espécie em extinção de volta a vida

O íbex pirenaica, ou bucargo, era uma cabra selvagem que vivia no alto dos Pirineus da serra que divide a França e a Espanha. Por milhares de anos estes animais prosperaram na região, mas devido à caça excessiva, eles foram extintos. Mas quando uma das últimas fêmeas morreu, alguns cientistas guardaram as suas células.
Vários anos depois que o animal foi declarado oficialmente extinto, uma equipe de cientistas franceses e espanhóis criaram um projeto científico com a intenção de trazer o bucargo “de volta a vida” através de um clone. Infelizmente o animal não viveu por muito tempo e morreu dez minutos depois de nascer da sua “mãe de aluguel”.

2 – Manipulando os sistemas naturais da Terra

Mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global estão cada vez piores, e o homem não está conseguindo evitar isso. Para tentar resolver esse problema, muitos cientistas estão criando técnicas de geoengenharia, mas essa é uma prática bastante difícil. Muitas soluções propostas são de risco e difíceis de serem levadas a sério. Geoengenharia é a intervenção deliberada em processos ambientais da Terra. Existem muitas técnicas propostas, mas as que mais agradam os cientistas são a remoção do dióxido de carbono e da gestão da radiação solar.
Remoção de dióxido de carbono é de baixo risco, mas relativamente caro. Além disso, seus efeitos são bastante reduzidos, e isso pode levar a um longo tempo antes que os resultados apareçam. Por outro lado, a administração da radiação solar, também chamada de modificação albedo, é barata, mas tem um risco muito grande. Esta técnica é bem mais eficaz do que a remoção de dióxido de carbono e pode  abaixar relativamente a temperatura da Terra. No entanto, também pode causar danos irreversíveis, tais como a alteração dos padrões de tempo da Terra.

3 – Criar poeira interestelar

Compreender a composição e evolução do universo é um dos principais objetivos da NASA. Em sua busca para compreender plenamente o universo, a NASA enfrentou grandes desafios para criar materiais interestelares em um laboratório. Esse tem sido um grande desafio nas últimas décadas, mas em 2014, a NASA fez um grande avanço, e conseguiram criar a poeira interestelar.
Eles usaram uma câmara de baixa pressão chamada Cosmic Simulation Chamber. Esta câmara é capaz de recriar ambientes do espaço profundo, simulando níveis extremos de temperatura e vácuo. A NASA usou a simulação da câmara para recriar as condições extremas em torno de uma estrela moribunda. Essa estrela, também chamada de gigante vermelha, quando está chegando no fim de sua vida, ela começa a ejetar grandes quantidades de poeira interestelar, que os cientistas consideram ser o fundamento da formação planetária. Ao recriar esse material extraterrestre, os investigadores da NASA estão esperançosos de que vão conseguir desvendar os mistérios do nosso universo.

4 – Crianção de espermas artificiais

Cientistas chineses foram capazes de criar espermas artificiais em um laboratório. Eles extraíram células estaminais embrionárias de um rato e fizeram algumas misturas químicas. O resultado foi células germinativas primordiais, o que possibilitou expor essas células aos hormônios sexuais e células testiculares. Após um tempo, as células germinativas se transformaram em células de esperma totalmente funcionais. Os cientistas injetaram os espermatozoides em ratos do sexo feminino, que um tempo depois deram a luz a bebês saudáveis. Alguns especialistas estão verificando o caso, e se os resultados forem realmente positivos, eles vão avançar para testes em humanos.

Leia mais  7 fatos sobre a Via Láctea que vão expandir sua mente

5 – Desenvolvimento de um órgão hibrido de humanos em animais

Conhecida como quimera, a mistura de animais com DNA humano na medicina moderna foi inspirada em um monstro da mitologia grega, que era parte de uma cobra, leão e cabra. O processo de criação de quimeras é bastante simples. Os cientistas vão remover uma seção do DNA de um animal, como por exemplo, uma seção codificada do crescimento do pâncreas. Depois disso, eles vão injetar células tronco de humanos no embrião do animal. Uma vez dentro do embrião, as células estaminais irão começar a desenvolver a secção em falta do DNA. Desde que os embriões não tenham sistema imunológico, as células tronco humanas não serão rejeitadas.

Embora este projeto científico tenha potencial para salvar milhares de vidas todos os anos, ele tem sido muito criticado. O fato de que esse projeto científico envolva “brincar de Deus”, também há a preocupação de que as células tronco comecem a criar um cérebro humano dentro de um animal.

6 – Pessoas com morte cerebral voltando a vida

Uma empresa chamada BioQuark está trabalhando para tentar “trazer os mortos a vida”. Recentemente a empresa recebeu permissão dos EUA para iniciar a primeira parte do projeto, chamada ReAnima, e envolve 20 pessoas da Índia que tenham sido declaradas legalmente e clinicamente mortos.

No entanto, é importante lembrar que a empresa só vai fazer as experiências com pessoas com morte cerebral. Com o objetivo de “ressuscitar” as pessoas, os planos da BioQaurk com morte cerebral envolve o uso de várias técnicas, tais como injeções de peptídeos, células tronco e estímulos nervosos que irão acionar o sistema nervoso central e certas seções do cérebro.

Leia mais  7 fatos sobre o Déjà Vu que você vai achar familiar

7 – Edição de genes humanos

No passado, a edição genética só foi confinada a animais e plantas. Mas agora isso está sendo apontado diretamente para a humanidade, isso porque após a Human Fertilization and Embryology Authority, da Inglaterra, deu a Kathy Niakan a permissão para editar embriões humanos para fins científicos.

A tecnologia que Niakan e outros geneticistas usam é chamado de CRISPR, e é uma tecnologia que permite os cientistas identificarem genes, removê-los e depois reescrever o DNA. A edição do gene humano tem um propósito nobre, pois a tecnologia que visa eliminar certas doenças como cancro, evitar abortos e melhorar taxas de fertilidade. Mas a edição genética humana também é uma caixa de questões éticas e riscos reais, como erros dos cientistas, por exemplo. Talvez o aspecto mais controverso da edição genética humana seja a criação de bebês projetados.

8 – Criar vida artificial

Após 15 anos, o Dr. Craig Venter, pioneiro multimilionário em genética, finalmente realizou seu sonho de criar uma vida artificial. Sua obra foi publicado em 2010 e descrevia como ele e sua equipe desenvolveram uma nova forma de vida sintética a partir de uma mistura de produtos químicos.

O processo foi bastante simples, a equipe de Venter sequenciou o código genético de Mycoplasma Genitalium (menores bactérias do mundo) e em seguida o conservou. Depois disso, eles usaram os dados que eles reuniram para artificialmente reproduzir o DNA em laboratório. Para diferenciar esse DNA do original, eles modificaram com uma “marca de água”. Finalmente eles removeram todo o DNA original e depois substituíram com o código que eles artificialmente fizeram. O resultado foi uma célula sintética capaz de se replicar. Isso é significativo uma vez que os cientistas consideram a capacidade de se replicar ou de ser reproduzida como a definição fundamental da vida.

Leia mais  11 animais extintos há menos de 20 anos

E aí amigos, quais desses projetos vocês acham o mais genial? Comentem!

Fonte: /www.fatosdesconhecidos.com.br

Comentários

comentarios

Siga-nos

Gostou de nosso conteúdo e quer nos conhecer melhor? Siga-nos nas redes sociais!